Início Geral Obra | Revitalização da Avenida do Imigrante está quase pronta

Obra | Revitalização da Avenida do Imigrante está quase pronta 3e1i22

Necessidade de reforma do eio central foi constatada após ruptura de parte da laje de cobertura do canal 5l592a

eio público recebeu a colocação de novos bancos

José Carlos Ferreira
[email protected]

Iniciou na última terça-feira a segunda fase de trabalhos da obra de revitalização do eio central da Avenida do Imigrante, no centro da cidade. Durante esta semana os servidores da Prefeitura de Santa Cruz do Sul começaram a instalação dos canteiros e o ajardinamento, e também foram colocados novos bancos ao longo do eio público. As rampas de ibilidade do local ainda vão receber corrimãos e a iluminação da via será renovada.

A necessidade de reforma do eio central da avenida foi constatada após a ruptura de parte da laje de cobertura do canal do Arroio do Imigrante, na madrugada de 10 de dezembro do ano ado. Desde então, a calçada esteve interditada pela Defesa Civil Municipal para o trânsito de pedestres e ciclistas.

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Edmar Hermany, se mostra animado com o andamento da obra de revitalização da Avenida do Imigrante. “O trabalho está saindo de acordo com o que foi planejado. A instabilidade do clima até atrapalhou em alguns momentos, mas a evolução é satisfatória, a circulação das pessoas no local voltou ao normal e muito em breve a comunidade vai contar com mais um belo cartão postal ali”, comentou.

Na avenida também está em andamento a instalação dos canteiros e ajardinamento
Fotos José Carlos Ferreira

A Ditrevi Engenharia, de Santa Cruz do Sul, foi a empresa que venceu a licitação para confeccionar e instalar as novas lajes. A estrutura foi projetada para oferecer mais segurança aos usuários da calçada e ter maior resistência e durabilidade. Por isso, foram utilizados dois modelos de placas: uma com 2,60 metros de largura x 2 metros de comprimento, e a outra de 2,60 m x 1 m. As peças menores foram instaladas a cada 100 metros, identificando as áreas de inspeção no canal da avenida. Todas as placas possuem 15 cm de espessura e receberam uma camada extra de concreto de 6 cm.

A obra foi orçada em R$ 1.479.802,79 e as primeiras lajes de concreto começaram a ser substituídas em 2 de março. A instalação das placas foi concluída em meados de maio e a circulação de pedestres no novo eio central teve liberação no 17 daquele mês. Agora o trabalho entrou na fase de acabamentos.