
A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) participa da 26ª Marcha dos Prefeitos a Brasília, evento organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que começou ontem e vai até quinta-feira, 22. O presidente da Amvarp, Nestor Ellwanger (Progressistas), o Rim, prefeito de Candelária, lidera a comitiva que conta com os gestores de Venâncio Aires, Vera Cruz, Sinimbu, Boqueirão do Leão e Herveiras. Meta é participar dos debates, painéis e seminários, e estreitar a comunicação com o Congresso Nacional.
Rim explica que praticamente tudo que se trata durante a Marcha é de interesse dos municípios, uma vez que a CNM defende o municipalismo, ressaltando a importância das associações como a Amvarp. “Já são várias as nossas participações na Marcha, desta vez, como presidente da Amvarp, o que deixa nossa atuação aqui ainda mais importante. As pautas dos nossos municípios são comuns, todos necessitamos de recursos para serem utilizados em diferentes áreas dos municípios”, pontua.

Fotos: Alan Santos/Agência CNM
Dentro do rol de atividades na Marcha, temas ligados à gestão de recursos públicos e a alternativas aos prefeitos são os que lideram a pauta regional. “Precisamos de sustentabilidade para a previdência dos municípios; questões ligadas à reforma tributária, que têm impacto direto nos municípios; políticas de saúde pública, do nosso Sistema Único de Saúde (SUS); e a política de habitação, que sempre é uma necessidade, especialmente para os municípios que perderam residências nas enchentes, todos são temas dos quais iremos participar e interagir”, reforça.
Os chefe dos Executivos de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT; de Vera Cruz, Gilson Becker (PSB); de Sinimbu, Wilson Molz (PSB); e de Boqueirão do Leão, Paulo Joel Ferreira (MDB); e a vice-prefeita de Herveiras, Rosuita Carla da Silveira (Progressistas) integram a comitiva que representa o Vale do Rio Pardo. “Além de participarmos das atividades promovidas pela Confederação, vamos estar em contato com deputados e senadores. Este é o momento também para que possamos apresentar projetos e captar recursos no Congresso Nacional”, complementa Rim.
Evento reúne mais de 11 mil gestores
A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, um dos maiores eventos políticos do país, deve reunir prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais de todas as regiões com o objetivo de fortalecer o diálogo federativo e apresentar demandas prioritárias do movimento municipalista. Com o tema “Autonomia Municipal: a Força que Transforma o Brasil”, tem público previsto maior que a edição do ano ado, quando participaram 11 mil pessoas. O evento ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
Entre os convidados confirmados, segundo a CNM, estão o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), 23 ministros de Estado e diversos parlamentares. A marcha tem uma programação extensa de 63 horas, com paineis temáticos, arenas de debate, oficinas técnicas e atendimento especializado para os gestores públicos. Entre os principais temas em debate estão: autonomia municipal e financiamento público; sustentabilidade fiscal e previdenciária; emendas parlamentares – alertas e orientações; saúde e educação; reforma tributária e o papel dos municípios; e Movimento Mulheres Municipalistas.
As atividades foram planejadas para oferecer informações técnicas, orientações jurídicas e espaço para articulação política, com foco em preparar os gestores aos desafios da istração local e garantir a execução de políticas públicas eficientes. A Marcha a Brasília é considerada uma das maiores mobilizações do país e desempenha papel central na defesa do fortalecimento dos municípios e no equilíbrio das responsabilidades entre os entes federativos. A expectativa é que, com a presença maciça de lideranças locais, o evento influencie diretamente as pautas em debate no Congresso Nacional nas próximas semanas.
Governo federal leva soluções de gestão e inovação
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) marca presença na 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A ministra Esther Dweck participou da abertura do evento. Durante os quatro dias de programação, o MGI apresenta iniciativas que contribuem para o fortalecimento da gestão local, a promoção da inovação e o o a soluções públicas gratuitas voltadas às istrações municipais. O foco é ampliar a cooperação federativa e aproximar gestoras e gestores dos serviços já disponíveis para modernização da máquina pública.
Segundo Enzo Tessarolo, chefe da Assessoria Especial de Cooperação Federativa do MGI, a participação do ministério reforça seu papel estratégico na articulação entre governo federal e municípios. “A iniciativa contribui para fortalecer a capacidade dos municípios e construir políticas públicas mais eficazes, inclusivas e conectadas com as realidades locais. Queremos ser um elo estratégico na cooperação federativa. E sabemos que, juntos, podemos transformar a gestão pública brasileira”, ressalta. (Com informações do Brasil 61 Agência do Rádio e Agência Brasil)