Início Geral Marcha dos Prefeitos | Amvarp está com representação em Brasília

Marcha dos Prefeitos | Amvarp está com representação em Brasília 654x4t

Pauta regional encontra-se com temas como sustentabilidade previdenciária, reforma tributária, saúde e habitação 2z4i6y

Atividades começaram ontem e seguem até a próxima quinta-feira, 22

A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) participa da 26ª Marcha dos Prefeitos a Brasília, evento organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que começou ontem e vai até quinta-feira, 22. O presidente da Amvarp, Nestor Ellwanger (Progressistas), o Rim, prefeito de Candelária, lidera a comitiva que conta com os gestores de Venâncio Aires, Vera Cruz, Sinimbu, Boqueirão do Leão e Herveiras. Meta é participar dos debates, painéis e seminários, e estreitar a comunicação com o Congresso Nacional.

Rim explica que praticamente tudo que se trata durante a Marcha é de interesse dos municípios, uma vez que a CNM defende o municipalismo, ressaltando a importância das associações como a Amvarp. “Já são várias as nossas participações na Marcha, desta vez, como presidente da Amvarp, o que deixa nossa atuação aqui ainda mais importante. As pautas dos nossos municípios são comuns, todos necessitamos de recursos para serem utilizados em diferentes áreas dos municípios”, pontua.

Prefeito de Candelária e presidente da Amvarp, Nestor Ellwanger lidera a comitiva regional
Fotos: Alan Santos/Agência CNM

Dentro do rol de atividades na Marcha, temas ligados à gestão de recursos públicos e a alternativas aos prefeitos são os que lideram a pauta regional. “Precisamos de sustentabilidade para a previdência dos municípios; questões ligadas à reforma tributária, que têm impacto direto nos municípios; políticas de saúde pública, do nosso Sistema Único de Saúde (SUS); e a política de habitação, que sempre é uma necessidade, especialmente para os municípios que perderam residências nas enchentes, todos são temas dos quais iremos participar e interagir”, reforça.

Os chefe dos Executivos de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT; de Vera Cruz, Gilson Becker (PSB); de Sinimbu, Wilson Molz (PSB); e de Boqueirão do Leão, Paulo Joel Ferreira (MDB); e a vice-prefeita de Herveiras, Rosuita Carla da Silveira (Progressistas) integram a comitiva que representa o Vale do Rio Pardo. “Além de participarmos das atividades promovidas pela Confederação, vamos estar em contato com deputados e senadores. Este é o momento também para que possamos apresentar projetos e captar recursos no Congresso Nacional”, complementa Rim.

Evento reúne mais de 11 mil gestores

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, um dos maiores eventos políticos do país, deve reunir prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais de todas as regiões com o objetivo de fortalecer o diálogo federativo e apresentar demandas prioritárias do movimento municipalista. Com o tema “Autonomia Municipal: a Força que Transforma o Brasil”, tem público previsto maior que a edição do ano ado, quando participaram 11 mil pessoas. O evento ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

Entre os convidados confirmados, segundo a CNM, estão o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), 23 ministros de Estado e diversos parlamentares. A marcha tem uma programação extensa de 63 horas, com paineis temáticos, arenas de debate, oficinas técnicas e atendimento especializado para os gestores públicos. Entre os principais temas em debate estão: autonomia municipal e financiamento público; sustentabilidade fiscal e previdenciária; emendas parlamentares – alertas e orientações; saúde e educação; reforma tributária e o papel dos municípios; e Movimento Mulheres Municipalistas.

As atividades foram planejadas para oferecer informações técnicas, orientações jurídicas e espaço para articulação política, com foco em preparar os gestores aos desafios da istração local e garantir a execução de políticas públicas eficientes. A Marcha a Brasília é considerada uma das maiores mobilizações do país e desempenha papel central na defesa do fortalecimento dos municípios e no equilíbrio das responsabilidades entre os entes federativos. A expectativa é que, com a presença maciça de lideranças locais, o evento influencie diretamente as pautas em debate no Congresso Nacional nas próximas semanas.

Governo federal leva soluções de gestão e inovação

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) marca presença na 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A ministra Esther Dweck participou da abertura do evento. Durante os quatro dias de programação, o MGI apresenta iniciativas que contribuem para o fortalecimento da gestão local, a promoção da inovação e o o a soluções públicas gratuitas voltadas às istrações municipais. O foco é ampliar a cooperação federativa e aproximar gestoras e gestores dos serviços já disponíveis para modernização da máquina pública.

Segundo Enzo Tessarolo, chefe da Assessoria Especial de Cooperação Federativa do MGI, a participação do ministério reforça seu papel estratégico na articulação entre governo federal e municípios. “A iniciativa contribui para fortalecer a capacidade dos municípios e construir políticas públicas mais eficazes, inclusivas e conectadas com as realidades locais. Queremos ser um elo estratégico na cooperação federativa. E sabemos que, juntos, podemos transformar a gestão pública brasileira”, ressalta. (Com informações do Brasil 61 Agência do Rádio e Agência Brasil)