
O Hospital Santa Cruz (HSC) realiza na manhã deste sábado, 24, das 9 horas ao meio-dia, uma Feira de Saúde na Praça Getúlio Vargas para comemorar seus 117 anos de serviços prestados à comunidade. Fundado em 22 de maio de 1908, o HSC é o maior centro de saúde do Vale do Rio Pardo, certificado com o nível 2 da Acreditação ONA, principal selo de qualidade concedido a instituições do gênero. Atualmente, possui cerca de 23 mil metros quadrados de área construída, 245 leitos, mais de 1 mil funcionários e um corpo clínico qualificado e em constante aperfeiçoamento, composto por 295 médicos. 3p3l64
O evento de amanhã contará com diversos atendimentos e serviços prestados pelos residentes multiprofissionais do HSC, como aferição de pressão arterial e de glicemia, avaliações de força de preensão palmar, de IMC e de RCE, testes físicos e orientações sobre uma alimentação saudável. Além disso, haverá distribuição de uma amostra de sal de erva e folheto informativo de como produzi-lo em casa; e serão proporcionados dois minicircuitos funcionais, às 10 horas e às 11 horas.
Também estarão presentes as comissões internas de ergonomia, com dicas para o ambiente de trabalho e para o lar, de doação de órgãos e tecidos para transplante (Cihdott), e de controle de infecção hospitalar, que prestará informações importantes sobre a dengue e sobre higienização de mãos, e o Serviço de Apoio Psicossocial da Instituição, que estará orientando sobre saúde mental materna. O Hospital estará apresentando seus serviços, como o Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII), os checkups, o Laboratório de Reabilitação Cardiorrespiratória (Larecare), o programa Amigo HSC e o Projeto do Lino, com venda de produtos personalizados.
A Universidade de Santa Cruz do Sul participará com a Farmácia Unisc, a Estética Unisc, estudantes de Nutrição do Serviço Integrado de Saúde (SIS) e de Biomedicina. O Setor de Relacionamento divulgará informações sobre o Vestibular de Inverno, entre outros serviços de saúde da instituição. Na Feira, também haverá distribuição de erva-mate para o chimarrão, com a Ervateira Lago Verde.
Ação com as mães de bebês internados nas UTIs
O Laboratório de Reabilitação Cardiorrespiratória (Larecare), junto ao Hospital Santa Cruz (HSC), promoveu no começo deste mês um momento de massagem e acolhimento em homenagem ao Dia das Mães e como uma ação pelos 117 anos da casa de saúde. A iniciativa foi realizada por bolsistas e estagiárias do curso de Fisioterapia na sala de espera das UTIs Pediátrica e Neonatal e UCI da instituição, voltada às mães de bebês internados nessas unidades.
O Larecare integra um programa multidisciplinar que cuida dos pacientes submetidos a cirurgias cardíacas no HSC e dos pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), projetando o melhor aperfeiçoamento físico, o desempenho social e a autonomia de cada paciente. Realiza também atendimentos voltados a pessoas idosas, com doenças pulmonares, cardíacas e vasculares e sequelas de Covid e ao público que utiliza os serviços do Consultório de Especialidades Médicas do Hospital.
O programa é cadastrado e inscrito no Conselho Municipal do Idoso desde 2019. Ele está apto a receber recursos via imposto de renda e editais para a realização de projetos em prol da comunidade.

Referência em saúde no centro do Rio Grande do Sul
Mantido pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) desde 2003, o Hospital Santa Cruz é certificado também como Hospital de Ensino, estágio mais elevado que uma casa de saúde deste gênero pode atingir. Atualmente oferece seis programas de residências médicas e três programas de residência multiprofissional em saúde, além de receber a cada semestre uma média de 800 estudantes de diferentes cursos da graduação, pós-graduação e cursos técnicos, qualificando a assistência à comunidade.
O Hospital Santa Cruz é referência em Alta Complexidade em Traumatologia/ Ortopedia e em Gestantes/Partos de Alto Risco, Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular, Unidade de Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e Unidade de Referência em Oftalmologia. Além disso, possui nível 3 de excelência para a UTI Adulto, que é o nível máximo que pode ser alcançado por uma unidade de terapia intensiva.
De acordo com o Balanço Social e Relatório de Responsabilidade Social 2024 da Apesc, que apresenta dados, números e projetos desenvolvidos pelas suas quatro mantidas, o Hospital Santa Cruz teve, ao longo do último ano, 153.663 atendimentos ambulatoriais e 11.554 internações. Também foram feitos 13.601 procedimentos cirúrgicos e 2.017 partos.
Outros números apresentados no Balanço são as 399.765 refeições servidas ao longo de 2024 e as mais de 556 toneladas de roupas processadas pela lavanderia da casa de saúde. Estes e outros números do HSC, além de todos os projetos, programas, capacitações, cursos, eventos, entre outras ações desenvolvidas pelas quatro mantidas da Apesc em 2024 podem ser conferidos no Balanço Social e Relatório de Responsabilidade Social da entidade, por meio do link apesc.net.br/balanco2024.

UTI recebe certificado de gestão de indicadores
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulta do hsc recebeu o certificado e o selo Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho, fornecido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pela Epimed Solutions. A entrega foi feita no começo deste mês pela gerente comercial da Regional Sul da Epimed, Francielle Walter, ao diretor-geral da casa de saúde, Rolf Fredi Molz, à coordenadora médica da UTI, Amanda Dias Lima Morais, e à coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Instituição, Maitê Souza Magdalena.
A certificação atesta que a UTI Adulta do HSC preenche corretamente e gerencia seus indicadores de qualidade e desempenho em consonância com a Resolução da Diretoria Colegiada 7 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 24 de fevereiro de 2010, por meio do sistema Epimed Monitor UTI Adulto, contribuindo para a melhoria da qualidade da medicina intensiva e segurança dos pacientes no Brasil. Também estavam presentes na entrega do certificado a coordenadora de enfermagem da UTI Adulta do HSC, Andreia Schubert de Carvalho, a diretora assistencial Eliane Carlosso Krummenauer e o diretor técnico Marcelo Carneiro.
Para a coordenadora médica Amanda Dias Lima Morais, é motivo de orgulho fazer parte de um grupo seleto de UTIs do Estado que alcançaram esse nível de excelência. “Receber esse certificado é um reconhecimento importante do compromisso da nossa equipe com a qualidade e a segurança na assistência ao paciente crítico”, frisou. “Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo, pautado em indicadores, protocolos e, acima de tudo, em cuidado humano. Seguimos firmes no propósito de oferecer uma terapia intensiva cada vez mais resolutiva e segura para nossos pacientes.”
