Início Geral Hospital Ana Nery | Instituição é 100% em segurança do paciente

Hospital Ana Nery | Instituição é 100% em segurança do paciente 1a3l5b

Levantamento realizado pela Anvisa em 2024 analisou dados e evidências do ano anterior 426u4u

Foto: Eugênio Barreto

O Hospital Ana Nery (HAN) alcançou 100% de conformidade na avaliação nacional das práticas de segurança do paciente, realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O resultado consolida a instituição como uma referência em boas práticas hospitalares, o que valida o foco em um atendimento seguro, centrado no cuidado das pessoas.

A responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente, enfermeira Suzeline Ferreira, destaca que, desde 2011, existe um grupo formalizado e empenhado em promover uma experiência com o mínimo de riscos. “Esta assistência envolve colaboradores, pacientes e acompanhantes. O Hospital Ana Nery foi pioneiro em várias práticas de segurança na região”, observou. Como exemplo, ela evidenciou a implantação da pulseira de identificação do paciente.

Os critérios de avaliação incluíram plano e núcleo de segurança do paciente, protocolo de prevenção de quedas, práticas de higiene das mãos, segurança na istração de medicamentos, entre outros. Foram analisados 21 indicadores relacionadas à estrutura e aos processos, abrangendo 15 critérios baseados na RDC 36/2013. Alcançar 100% de conformidade significa que todas as exigências da Anvisa foram rigorosamente atendidas, sem exceções – meta nacional é de 75%. Desde a implementação dos protocolos de segurança do paciente no Brasil, em 2013, e o início da Avaliação Nacional, em 2016, o Ana Nery tem registrado ótimo desempenho.

O superintendente do HAN, Gilberto Gobbi, ressaltou que a conquista reflete a prioridade da instituição: atuar com qualidade. “Trabalhar voltado à segurança do paciente sempre foi um dos grandes objetivos do nosso hospital, visto nossa vocação de aliar conhecimento e determinação de nossos profissionais de saúde, de nossos pacientes e familiares em torno de um bem comum”, apontou. “Nos sentimos lisonjeados em atingir esse magnífico resultado, que traduz todo esforço interno na busca da qualidade no atendimento de nossos pacientes.”

O relatório foi divulgado no mês ado e recebido com imensa satisfação pela instituição. “Estamos muito orgulhosos e felizes com o resultado, pois comprova a preocupação da nossa instituição em prestar um cuidado seguro e de qualidade. Os critérios avaliados e exigidos pelos órgãos nacionais – Anvisa e Ministério da Saúde –, são boas práticas recomendadas internacionalmente, confirmando também o nosso compromisso em nos mantermos atualizados e em consonância com o cenário de saúde mundial”, reforçou Suzeline. No Rio Grande do Sul, apenas cinco hospitais atingiram 100% de conformidade, sendo o Ana Nery o único da Região dos Vales.

HOME