Início Geral Gripe | Aumento de casos sobrecarrega o Cemai

Gripe | Aumento de casos sobrecarrega o Cemai 515uc

Crescimento na incidência de vírus e baixa adesão à campanha de vacinação infantil agravam a situação 291a6

Tempo de espera no posto de saúde tem sido impactado, especialmente
nos horários de maior movimento

O Centro Materno Infantil (Cemai) de Santa Cruz do Sul tem registrado um aumento expressivo na demanda por atendimentos pediátricos nas últimas semanas. O principal motivo é o crescimento dos casos de influenza no município, aliado à preocupante baixa adesão à campanha de vacinação infantil contra o vírus.

Devido ao aumento na procura por atendimentos, o tempo de espera no Cemai também tem sido impactado, especialmente nos horários de maior movimento. A unidade conta com dois médicos em plantão 24 horas por dia e, para atender à demanda crescente, um terceiro profissional é escalado nos períodos de pico. Ainda assim, a elevada quantidade de casos tem exigido paciência por parte das famílias que buscam atendimento.

A maioria dos atendimentos envolve síndromes gripais e respiratórias, como febre, tosse, coriza e dor de garganta. Em pouco mais de um mês, já foram confirmados mais de 130 casos positivos de influenza em crianças. A doença, altamente contagiosa, pode evoluir para quadros graves, especialmente nos pequenos.

Mesmo com a vacina contra a gripe disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a cobertura vacinal entre crianças segue muito abaixo do ideal. Apenas 15,02% das de idades entre 6 meses e 5 anos foram imunizadas até o momento. Esse índice preocupa as autoridades de saúde, já que a baixa cobertura vacinal favorece a propagação do vírus e contribui para a sobrecarga dos serviços de saúde.
Para ampliar o o à imunização, a Secretaria Municipal de Saúde estendeu o horário de atendimento para vacinação nas unidades ESF Cohab e ESF Linha Santa Cruz, que agora aplicam a vacina contra a gripe até as 21 horas. O órgão reforça o apelo às famílias pela imunização das crianças, a forma mais garantida de proteger os pequenos e ajudar a reduzir a pressão sobre o sistema de saúde local. A vacina é segura, eficaz e está disponível nas unidades básicas.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Santa Cruz