A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está com inscrições abertas para três grupos terapêuticos voltados a pessoas portadoras de doenças neurodegenerativas. Os oito encontros serão semanais e gratuitos no Serviço Integrado de Saúde (SIS), no campus universitário, para maiores de idade, diagnosticados há pelo menos seis meses. Inscrições pelo telefone (51) 3717-7480.
As atividades estão vinculadas ao projeto de pesquisa “Narrativas sobre a dor e o sofrimento crônico e seus efeitos nas doenças neurodegenerativas” do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia. É uma ampliação de estudos anteriores sobre neurogênese, práticas clínicas e saúde mental.
“Os resultados obtidos nessa pesquisa impulsionaram a elaboração dessa nova proposta, que pretende ampliar e aprofundar os nossos estudos e análises. Ao focar nas narrativas sobre a dor e o sofrimento crônico e seus efeitos nas doenças neurodegenerativas, buscaremos descrever como isso se relaciona à prevalência desses transtornos e como os impactam”, explica o professor Jerto Cardoso da Silva.
“Portanto, estudaremos a relação entre intensidade da dor e do sofrimento e a deterioração das condições de saúde mental e seus efeitos nessas doenças. A dor e o sofrimento crônico afetam aproximadamente 30% da população mundial, comprometendo significativamente a qualidade de vida dos pacientes”, acrescenta.
Segundo Jerto, os encontros são pensados para promover a integração entre os participantes, fortalecer vínculos, incentivar a reflexão sobre suas próprias emoções, pensamentos e comportamentos, auxiliando assim na identificação e ressignificação de experiências de vida, além de desenvolver habilidades de enfrentamento e de tomada de decisão.
“Em um primeiro momento, serão voltados aos pacientes portadores de doenças neurodegenerativas. Porém, há possibilidade, de acordo com a percepção de demanda, de serem criados grupos também para familiares e cuidadores de pessoas com doenças neurodegenerativas em um segundo momento.”