Início Especiais Dia do Trabalhador | Prefeitura alerta para oportunidades de especialização

Dia do Trabalhador | Prefeitura alerta para oportunidades de especialização x3z5l

Segundo Leonel Garibaldi, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Santa Cruz do Sul oferece e estimula oportunidades 4ha1e

Lucca Herzog
[email protected]

A qualificação de mão de obra é uma das principais demandas do mercado. E também um dos seus principais desafios. A questão inclui variados setores da indústria, do comércio e da educação, além envolver o incentivo ao trabalhador. Segundo Leonel Garibaldi, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Santa Cruz do Sul oferece e estimula oportunidades.

“Estamos alcançando 133 mil habitantes, o que é um crescimento substancial. Entendo isso como um grande atrativo”, reflete Leonel. Ele salienta o setor fumageiro – e o período de safras – e a criação de vagas com os grandes eventos como fomentadores do mercado de trabalho no município. “No setor público, tivemos ainda uma alteração na lei, que aumenta a possibilidade de contratações. O próprio Poder Público tem novos processos seletivos periódicos hoje”, lembra.

O secretário ressalta que, hoje, uma das frentes de trabalho de sua pasta busca contato com diversas empresas que desejam ampliar suas atividades e que estão buscando incentivo. Segundo ele, um dos pré-requisitos para esse incentivo é a projeção de impactos nas contratações. Para ele, entretanto, a busca por especialização está aquém das expectativas: “Existem cursos, vagas e capacitações, mas percebemos uma falta de interesse por parte da população”, observa.

Leonel Garibaldi alerta para um novo projeto aprovado na área, o Qualificação RS. “Estamos estabelecendo, junto com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), vários cursos de capacitação profissional. Ainda não tem data prevista, masestamos conversando para entender o que hoje é mais prioritário e os cursos que serão oferecidos”, explica. Haverá cursos subsidiados, com custo zero e oportunidades em diversos segmentos. “Certamente, quem buscar esse tipo de especialização terá uma valorização no mercado, pois isso envolve maior rendimento e valorização final”, frisa.

HOME