
Francisco Frantz
Como um grande diferencial do modelo cooperativista, nesta sexta-feira, 25, o Sicredi Vale do Rio Pardo promove a Assembleia Geral Ordinária (AGO), às 19 horas, na sede istrativa em Santa Cruz do Sul. A AGO é a culminância de todas as assembleias de núcleos realizadas com os associados entre os dias 10 de fevereiro e 11 deste mês. Todas as pautas levantadas durante os 27 encontros e na plataforma digital vão ser abordadas neste evento, que é a finalização de todo o processo democrático e transparente da cooperativa.
Os 54 delegados apresentam as decisões tomadas nos seus respectivos núcleos por ocasião das assembleias de núcleos sobre os temas prestação de contas, destinação dos resultados e eleição dos membros do Conselho Fiscal. Em 2024, o Sicredi atingiu o resultado histórico de R$ 74,5 milhões. Uma parcela desse valor deverá ser direcionado ao fortalecimento da cooperativa através do Fundo de Reserva. Outra parte vai para o Fundo Social e ao Fundo de Assistência Técnica e Educacional, além de um valor substancial para distribuição entre os associados.
Homenagem
Logo após a AGO, o Sicredi Vale do Rio Pardo presta homenagem aos 70 anos da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). O ato de reconhecimento vai contar com a presença dos delegados de núcleo, integrantes do Conselho de istração e do Conselho Fiscal, diretores, gestores e colaboradores da cooperativa, bem como representantes da instituição homenageada. Em seguida, acontece um jantar de confraternização.
“A importância da Afubra, com o seu propósito de representação e de apoio aos fumicultores, principalmente através do Sistema Mútuo e apoio à agricultura familiar da região Sul do Brasil, merece todo nosso reconhecimento, homenagem e reafirmação de nossa parceria e apoio em várias ações, notadamente na Expoagro”, destaca o presidente do Sicredi, Heitor Álvaro Petry.
Cooperativa alcança a marca de 9 milhões de associados
O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo o País, atingiu a marca de 9 milhões de associados. Somente nos últimos 12 meses, mais de 1,5 milhão de pessoas se associaram, mantendo um crescimento médio de cerca de 6 mil novas associações por dia útil. Em pouco mais de cinco anos, a instituição dobrou o número de associados, ao ar de 4,4 milhões em 2019 para os atuais 9 milhões. Em 2024, este número já havia sido superior a 8,5 milhões.
“Chegar a 9 milhões de associados reflete a confiança das pessoas no Sicredi e no cooperativismo de crédito. Nosso crescimento nos últimos anos tem sido sólido e sustentável, sempre priorizando um relacionamento próximo e transparente com nossos associados. Esse compromisso não só fortalece nossa atuação, mas também contribui com o impulsionamento da economia e gera resultados positivos para o desenvolvimento das comunidades onde atuamos”, destacou Alexandre Barbosa, diretor-executivo de Estratégia, Sustentabilidade, istração e Finanças.
Expansão
Esse crescimento acompanha a estratégia do Sicredi de abrir agências físicas em todos os Estados. Atualmente, a instituição tem mais de 2,8 mil unidades em cerca de 2,1 mil municípios, sendo o único agente financeiro com presença física em 200 cidades. A cooperativa abriu mais de 1,5 mil agências em dez anos, o que equivale a um crescimento superior a 110% desde 2014.
A previsão é de que sejam inauguradas mais de 230 no decorrer de 2025. Somando com 2024, isso resulta em mais de 400 agências em dois anos. Desse total, cerca de 40 serão em Estados do Norte e Nordeste, com destaque para Pará, Maranhão, Pernambuco, Sergipe e Bahia, regiões onde o Sicredi ainda aumentará sua penetração.
“Nós acreditamos que a abertura de agências está em linha com o interesse dos associados, que demandam um relacionamento próximo, sem deixarmos de lado os canais digitais, que se tornam uma alternativa para cada vez mais pessoas. Atender nossos associados nos canais de sua preferência, cultivando vínculos de longo prazo e confiança, é fundamental para dar todo e a esse público e para manter nosso ritmo sustentável de crescimento”, enfatizou Barbosa.