
Lucca Herzog
[email protected]
Mais uma vez, foi nas ruas do centro de Santa Cruz do Sul que bloquinhos e milhares de foliões festejaram o Carnaval antecipadamente no último sábado, 22. A quinta edição do Bailinho da Borges tomou as ruas Borges de Medeiros, Marechal Floriano, Marechal Deodoro e Sete de Setembro, e a Praça da Bandeira.
Uma grande estrutura foi montada para receber o público. O Bailinho, que já se tornou tradição, mostrou mais uma vez que é feito para todos os públicos: desde crianças até idosos puderam se divertir ao som de marchinhas e músicas tradicionais dos carnavais de rua. Além da presença de bloquinhos carnavalescos, um concurso de fantasias também agitou a programação.
Houve atrações musicais nos dois palcos instalados para o evento (na praça e no cruzamento da Borges com a Deodoro). O público pôde curtir a festa saboreando diversas opções gastronômicas e provando as cervejas artesanais, que foram comercializadas nas tendas espalhadas pelo ambiente.
O idealizador do evento, Rafael Tombini, apontou a cerimônia oficial de abertura como um dos muitos destaques da festa, que contou com a Majestade do Bailinho, Brunilda Maria Rauber, de 97 anos; a Rainha Gladis Lenz Arend; e o Rei Beto Picasso, acompanhados da corte do Carnaval de Santa Cruz do Sul. Todos seguiram para cortejo da Banda Bébi, a Descida da Borges de Medeiros, entre os milhares de foliões.

“Nossa avaliação é que a quinta edição foi a melhor de todas”, afirmou Tombini. “Em termos de organização, segurança, atrações e público, destaco a presença da nossa linda corte, a corte do carnaval de Santa Cruz, a corte do carnaval de Rio Pardo, corte da diversidade e também o número expressivo de blocos, o que demonstra o prestígio do evento. De alguns comerciantes, já recebemos um retorno que o Bailinho levou mais de 35 mil pessoas ao Centro, então acaba que sua magnitude reflete em vendas excelentes para todos. É um carnaval de rua onde todos ganham: público, artistas e o comércio da cidade.”

Fotos: Vinicius Corrêa
Apoio e patrocínio
O Bailinho da Borges é um evento idealizado por Rafael Tombini e Roberta Pereira, produzido pela Skené Projetos Culturais, com recursos captados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o apoio do Município de Santa Cruz do Sul. O patrocínio foi de Mor, empresa parceira e incentivadora desde a primeira edição; HBier, a cerveja oficial; e Cristal da Terra, água oficial.
Os parceiros e apoiadores foram Loja Festa e Fantasia, Unimed VTRP, Red Container, Aquarius Flat e NapulePizzeria. O Bailinho da Borges teve entrada gratuita e liberada a todas as idades, e cumpriu a expectativa de grande participação popular. O concurso de fantasias contou com patrocínio de Himarte Net e Goody Good Pizzaria Delivery.