
que ocorreu na terça-feira, 4
Fotos: Vinicius Correa
Guilherme Athayde
[email protected]
“Ai, ai, ai, ai… está chegando a hora”… A marchinha composta pelo carioca Rubens Campos na década de 1940, adaptação da música mexicana “Cielito Lindo”, de 1882, traduz o sentimento de espera do público carnavalesco de Santa Cruz e de toda a região, na iminência de iniciar mais um Bailinho da Borges.
A festa de rua que já teve o sucesso comprovado nas edições anteriores ocorre mais uma vez no dia 22 de fevereiro, e teve seu evento de lançamento na última terça-feira, 4, no Amsterdan Choperia Sunset, com direito a show e corte de carnaval. A quinta edição do Bailinho da Borges terá inclusive uma cerveja oficial, oferecida pela HBier.
As várias atrações da festa incluem praça de alimentação, concurso de fantasias, cortejo com a Banda Bébi, e a descida da Borges, que preenche o espaço da rua com foliões e muita alegria. O Centro de Santa Cruz do Sul ganha vida entre as praças, da Bandeira, que terá o Bailinho Infantil como pontapé inicial dos festejos, e Getúlio Vargas, que irá abrigar o palco central, com destaque para a apresentação do bloco carnavalesco Império da Lã. Em outro palco, localizado na esquina da Borges de Medeiros com a Marechal Deodoro, a festa será por conta de Lucimara Rosa e Banda.
Além de diversas opções gastronômicas e de bebidas, o evento terá um espaço dedicado a informações e acolhimento, com a presença de intérpretes de Libras, que também acompanharão os protocolos de abertura nos dois palcos. Além disso, a festa contará com banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCDs), assegurando ibilidade plena a todos os participantes.
O Bailinho da Borges é uma produção da Skené Projetos Culturais, com recursos captados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o apoio do Município de Santa Cruz do Sul. As empresas patrocinadoras são Mor e Água Cristal da Terra, com apoio da Loja Festa e Fantasia, que vende as camisetas oficiais do evento, além de Unimed VTRP, Red Container, Aquarius Flat e Nàpule Pizzeria.

Segurança é um dos destaques
Além da infraestrutura e atrações artísticas, um dos destaques do Bailinho da Borges é a segurança e tranquilidade que tem caracterizado o evento em suas edições anteriores. O poder público disponibiliza apoio ao evento através da Guarda Municipal, além das tradicionais forças de segurança do Estado – Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Susepe. O aparato oferecido para disponibilizar a tranquilidade dos foliões é um dos atributos da festa, segundo o organizador do evento, Rafael Tombini, que comanda o Bailinho junto com Roberta Pereira. Em entrevista ao Riovale Jornal, Tombini comentou que, além do aspecto da segurança ser um atributo que garante a presença das famílias no carnaval de rua em Santa Cruz, o evento se tornou um dos momentos do ano mais esperados pelo público.
ENTREVISTA
Rafael Tombini, organizador do Bailinho da Borges
RIOVALE – O Bailinho da Borges teve grande público e foi muito bem recebido pelo público nas edições anteriores. Quais os destaques da festa em 2025?
Para a 5ª edição do Bailinho além das atrações musicais já mencionadas acredito que um dos destaques importantes a mencionar é a questão da segurança do evento que envolve todos os órgãos de segurança em um esforço irável proporcionando que a festa receba famílias de todas as Idades com tranquilidade para brincar o carnaval.
RIOVALE – Chegando a sua quinta edição, bailinho e carnaval de rua em Santa Cruz chamam atenção de visitantes de todo Estado. Existe alguma previsão de público?
O Bailinho foi ganhando visibilidade e chamando atenção ano após ano, muito devido as atrações musicais, segurança do evento, estrutura que a própria cidade oferece entre tantos outros fatores que contribuem para que a festa tenha se tornado a mais desejada pelos foliões depois da Oktoberfest! Isso para nós é muito gratificante, poder ver que o trabalho iniciado a muito tempo está rendendo frutos muito positivos. Como a festa viralizou demais, acaba trazendo muita gente de cidades vizinhas como Venâncio, Lajeado, Rio Pardo, Vera Cruz e também de Porto Alegre, Pelotas, Bagé, só para mencionar algumas que tiveram representantes no ano ado. Para este ano acreditamos que o público que irá circular nas 7 horas de evento deva se aproximar da casa dos 40 mil foliões.