A partir da próxima sessão ordinária do Legislativo, as reuniões da Câmara de Vereadores iniciam às 15h. A decisão foi tomada nesta segunda-feira, dia 26, depois do fim do período de teste, com o horário das 18h.
A presidente Nicole Weber (Podemos) tomou a decisão após consultar os vereadores, ao final da sessão ordinária. Havia um pequeno grupo favorável para manter o horário das 18h, mas a grande maioria optou pelo das 15h.
Nicole destaca que também era favorável ao período das 18h, especialmente pelo que ouvia falar das pessoas na rua. Mas, na prática, isso não se comprovou durante o período de testes, em maio. “Foi detectada uma queda notória de público no andamento da sessão, e geralmente na hora mais importante, que era a de votação. Além disso, as pessoas às vezes vêm de longe para acompanhar e têm que trabalhar no dia seguinte”, enfatiza.
Diante dessa constatação, foi realizada uma reunião no Plenarinho após a sessão ordinária, quando foi definido o novo horário das 15 horas. “Eu já tinha a sensação de que a tendência era de que os vereadores optassem por um horário mais cedo, em que as pessoas tendem a acompanhar a sessão até o final”, enfatizou.
O vereador Licerio Agnes (PSDB) há algumas sessões teve um requerimento aprovado por unanimidade, sugerindo que as reuniões iniciassem às 15 horas, o que vai se confirmar a partir de agora.
*Assessoria de Imprensa/Câmara de Vereadores