
Fotos: José Carlos Ferreira
Servidores da Prefeitura de Santa Cruz do Sul abriram nesta terça-feira, 20, a segunda fase de trabalhos da obra de revitalização do eio central da Avenida do Imigrante, no centro da cidade. As equipes começaram a preparação dos canteiros para o ajardinamento e instalaram novos bancos ao longo do eio público. As rampas de ibilidade do local ainda vão receber corrimãos e a iluminação da via também terá renovação. 4m3e3v

A necessidade de reforma do eio central da avenida foi constatada após a ruptura de parte da laje de cobertura do canal do Arroio do Imigrante, na madrugada de 10 de dezembro do ano ado. Desde então, a calçada esteve interditada pela Defesa Civil Municipal para o trânsito de pedestres e ciclistas.
A Ditrevi Engenharia, de Santa Cruz do Sul, foi a empresa que venceu a licitação para confeccionar e instalar as novas lajes. A estrutura foi projetada para oferecer mais segurança aos usuários da calçada e ter maior resistência e durabilidade. Por isso, foram utilizados dois modelos de placas: uma com 2,60 metros de largura x 2 metros de comprimento, e a outra de 2,60 m x 1 m. As peças menores foram instaladas a cada 100 metros, identificando as áreas de inspeção no canal da avenida. Todas as placas possuem 15 cm de espessura e receberam uma camada extra de concreto de 6 cm.
A obra foi orçada em R$ 1.479.802,79 e as primeiras lajes de concreto começaram a ser substituídas em 2 de março. A instalação das placas foi concluída em meados de maio e a circulação de pedestres no novo eio central teve liberação no 17 daquele mês. Agora o trabalho entrou na fase de acabamentos.
Matérias relacionadas:
Obra | Avenida do Imigrante já está liberada para pedestres
Acabamentos da Avenida do Imigrante devem ser executados em 20 dias