
do STICM – Foto: Divulgação
Lucca Herzog[email protected] 2q146v
A importância da indústria para o desenvolvimento do município pode ser abordada por vários aspectos, desde o impacto na geração de emprego e renda ao estímulo econômico em diversos setores e às melhorias na infraestrutura local. Para Jacson Pappis, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (STICM) de Santa Cruz do Sul, a indústria da construção é parte essencial do progresso do país, o principal responsável pela mobilidade urbana e pelas edificações residenciais e comerciais.
“O Dia da Indústria deve ser comemorado com relevância, pois um país que tem uma indústria forte se torna autossustentável e independente”, analisa. Reconhecendo isso, Pappis destaca o papel e o lugar da indústria e de todos os trabalhadores envolvidos. “A indústria é um dos segmentos que mais empregam no país e que mais precisa de mão de obra qualificada, porque uma das principais prioridades do ser humano é sua residência própria ou ponto comercial, e o começo de tudo é a obra da construção civil”, pondera.
Em função disso, o Sindicato oferece diversos serviços aos associados, beneficiando desta forma o setor industrial e a sociedade. Pappis ressalta o valor da defesa dos trabalhadores em negociações coletivas por melhores salários e benefícios, bem como a representatividade sindical de apoio e orientação em questões como saúde ocupacional e resolução de conflitos, com departamento jurídico para representação em processos legais. O presidente salienta ainda as facilidades como convênio médico e odontológico, e a disponibilidade de uma ampla sede social para festas e eventos.
Para o sindicalista, entretanto, a principal tarefa hoje se encontra na conscientização, na instrução e na mobilização dos jovens trabalhadores em relação à própria condição de seu trabalho e segurança. “O principal desafio é colocar para os jovens que a categoria precisa de representatividade, pois é um trabalho no geral insalubre e precisa de atenção para que seja cumprido tudo que foi acordado entre as partes em negociações coletivas de trabalho, e que essas regem toda a relação de trabalho entre trabalhadores e empregadores”, frisa. A sede do Sindicato fica na Rua Felipe Jacobus Filho, 382, Bairro Senai e o telefone para contato é (51) 99380-4644.